Avenida Giovanni Gronchi, 6195, Vila Andrade

Como surgiu à Psicanálise?

Buscando a compreensão para o percurso do surgimento da Psicanálise, guiado pelo Pai da Psicanálise Sigmund Freud,” trazer luz para a escuridão”, o descobrimento do Inconsciente Humano.

Freud atenta-se na observação das histéricas, que empiricamente eram vistas e vistos como “possuídas”, detentoras de fingimento para chamar à atenção.

Perseguido pelo Professor Meynert sendo desacreditado na sua concepção das doenças nervosas, procurou um cenário com aceitação na linha que aos poucos foi sendo traçada como um quebra cabeça para a teoria da sexualidade.

Seguiu para Paris, estudar as técnicas de Charcot, a hipnose. Mas compreendia que mesmo dormindo existia uma pensar e um conteúdo oculto desconhecido pelo consciente que através de traumas, somatizavam sintomas de histeria. Poderia aliviar os sintomas, mas não chegaria na cura da causa.

Até que, Freud atendeu uma das pacientes de Breuer, que utilizava à hipnose como ferramenta terapêutica. Essa paciente, não aceitou ser hipnotizada por Freud, pois estaria traindo o seu médico Doutor Breuer, que permitiu que Freud utiliza-se a técnica da livre associação de ideias, com a tentativa de recordarem o trauma que realmente teria acontecido, mas que estaria esquecido, devido à repressão. Freud vai construindo uma rede de entendimento atribuídos pela demanda da paciente, dos seus traumas, sintomas e o Complexo de Édipo.

Despertando Freud para a Teoria da sexualidade, correlacionando com sua relação com seu Pai, e todo o seu autoconhecimento também dos seus sintomas neuróticos.

Demonstrado, quando seu Pai falece e ele não consegue entrar ao cemitério no momento do sepultamento e desmaia, iniciando uma discussão de entendimento com o Doutor Breuer, o qual apostou e confiou pacientes que deram a Freud uma compreensão do inconsciente e como acessar esse conteúdo.

Também a interpretação dos sonhos como acesso ao Inconsciente. Freud sonha que não consegue estar de luto enquanto todos estão, em seu sonho, e fecha-se seus olhos para não enxergar o pecado em seu Pai, mas que seria a sua culpa em pecar desejando sua Mãe e desonrando seu Pai.

Mas Freud também percebia que suas pacientes não traduziam sua verdade factual, mas sim que elas estavam contaminadas com os fantasmas inconscientes que provinham de seus desejos proibidos e ocultos. Propondo uma divisão da teoria Topografia, em Consciente, Pré-consciente e Inconsciente.

Freud acentua que os “neuróticos sofrem de reminiscências”, e que a cura consistiria em “lembrar o que estava esquecido”.

Na Psicanálise atual, pensa-se em “a melhor forma de esquecer é lembrar”.

Compartilhe nas suas redes sociais:

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Twitter Linkdin
Share on telegram
Compartilhar no Telegram

Pesquisar:

Últimos posts: